31 de dezembro de 2021, dia de retrospectiva.

365/365
Terminei o ano de 2020 com expectativas baixíssimas para 2021 e com um pedido de que o ano novo me surpreendesse positivamente e não é que aconteceu.
Eu consegui cumprir o desafio de escrever alguma coisa todos os dias do ano de 2021.
Eu consegui!!!
365 dias, 365 coisas escritas, 365 dias que eu pensei em alguma hora do dia sobre o que escrever, 365 dias que fui sabotada pelo corretor ou pela pressa ou pelo sentimento de “Será que continua fazendo sentido?”
Ao longo do tempo,eu ouvi coisas como: Mas por que você está escrevendo e postando todo dia? O que você pretende? Como você consegue ter ideias todos os dias? (Eu reciclei muito texto antigo, eu olhava todo dia na Wikipedia se era aniversário de alguém famoso ou falecimento, dia de alguma coisa, eu ouvia músicas, eu conversava, andava na rua… E as ideias vinham, mas não sem a angústia de “Não vai dar, não!”).
Ouvi também: Não sei se admiro ou se acho você louca. Você é a única pessoa que eu conheço que disse que ia fazer algum desafio de 1 por dia por 1 ano e fez. Você me inspirou a escrever. Eu li seu texto e ri. Eu li o que você postou e chorei. Você escreveu pensando em mim? Você escreve bem. Eu não leio tudo, mas leio às vezes… Esse desafio é incrível!

Não sei por onde começar a agradecer cada um que leu uma linha que seja, que curtiu os posts, que comentou, que veio me dando ideias sobre o que escrever, que disse que aprendeu algo novo comigo.
Mesmo com o distanciamento social, não me senti sozinha.
Eu estava vendo as lives do Átila em looping e meu pai achou que não estava me fazendo bem. Fiquei brava, mas isso ficou no meu subconsciente. Escrever toma tempo e não dava para cumprir o desafio e acompanhar tudo que estava acontecendo na Pandemia e na Política. Escrever ajudou com que eu mantivesse um pouco do que restava de saúde mental.
Escrever me obrigou a relembrar coisas que eu fiz e que fizeram comigo. Eu revirei o passado e encontrei muito lixo e algumas jóias raras.
Descobri que algumas feridas que pareciam cicatrizadas, ao relar ainda estão em carne viva e outras que pareciam que não iam sarar nunca, estão com a casquinha levemente formada.
Eu consegui!!! E agora?
Vou voltar relendo, revisando, mexendo… Num balanço geral, eu gostei muito dessa experiência, de me desafiar, de cumprir. Gostei da qualidade de alguns textos, mas não de todos. Relendo alguns, vi muita coisa que eu faria diferente se tivesse mais tempo. Vi umas rimas fracas, algumas imagens que não conversavam com o texto, algumas frases jogadas e peço desculpas por tudo isso, mesmo assim quero enfatizar que eu fiz o melhor que eu pude e não são todos os dias que estamos bem para escrever ou mesmo para procurar textos antigos que pudessem ser reformados. Em 365 dias, muita coisa pode acontecer e acontece.
Nessa retrospectiva, pensei em listar todos os assuntos que eu tratei, todas as referências de filme, livro, música, podcast, desenho animado, palestra, conceitos de física, filosofia e matemática, dicas de português que eu enfiava nos textos, mas estava ficando muito enfadonho e sem sentimento, como uma lista de compras e você não merece ler algo assim no último dia do ano. Sinta-se poupado(a)! Era o mínimo que eu poderia fazer por você!
Obrigada por caminhar comigo por essas 365 postagens.
Desejo que consigamos atravessar 2022 juntos!
Obrigada! 🥂

2 Respostas para “31 de dezembro de 2021, dia de retrospectiva.

  1. Você é única!
    Parabéns!
    23:52 do dia 31=12/2021 mas não podia encerrar o ano sem agradecer por todo o cuidado com seus leitores!
    Feliz ano novo!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário